Durante dois dias profissionais que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente participaram no auditório do edifício-sede das Promotorias de Justiça de Marabá do curso “Aplicação das Verbas do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente”, que teve como objetivo capacitar conselheiros tutelares, gestores municipais, defensores públicos, juízes, secretários municipais e conselheiros de direitos da criança e do adolescente que atuam nos municípios que compõem o Polo Sudeste I e II.

 

O evento se encerrou na sexta-feira, 31, e contou com a presença de membros do Ministério Público do Estado que atuam na região. “A capacitação desses agentes sociais é a finalidade do curso”, disseram as promotoras Alexssandra Muniz Mardegan e Lilian Viana Freire.

 

O curso teve a participação do conselheiro Andréas Franzine, integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

 

Foram abordados na capacitação a construção do cenário do fundo da infância na região de Marabá; o fluxo de construção das políticas da infância e adolescência; os conselhos municipais e tutelares, com suas atribuições e responsabilidades sobre o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), entre outros termas relacionados.

 

Estiveram presentes durante o curso 70 participantes da região sul e sudeste do estado, provenientes de 40 municípios.

 

“O objetivo foi alcançado com a capacitação dos agentes que atuam na gestão do fundo da infância e adolescência”, avaliaram as promotoras. As Promotorias da Infância e Juventude de Marabá darão seguimento ao programa de capacitações com previsão para realização de curso sobre ‘A elaboração do plano municipal da criança e do adolescente’”.

 

Fonte: Jornal O Liberal, 04/02/2014

Compartilhar:

Aguarde, carregando...