A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará (ESDPA) promove no período de 25 a 27 de fevereiro o Curso “Direito Digital: Crimes Cibernéticos - Teoria e Prática, segundo a ótica da defesa”, no auditório do edifício-sede da instituição, de 9 às 18 horas.

O curso oferece 50 vagas e terá carga horária de 28 horas e é direcionado para os defensores, servidores e estagiários do órgão. A advogada Beatriz de Oliveira da Silveira vai ministrar o curso, que segundo ela tem como objetivo proporcionar o conhecimento teórico dos principais aspectos do Direito Digital, combinado com a respectiva aplicação na prática.

“A nossa expectativa é a de que os profissionais que participarem do curso fiquem aptos a tratar em sua rotina dos temas mais relevantes dessa nova área do conhecimento, não só com a aplicação em seu trabalho, mas também enquanto cidadãos que utilizam os meios tecnológicos”, explicou ela.

Sobre a importância da programação, Beatriz de Oliveira da Silveira revelou que “atualmente estamos na sociedade digital, onde os meios tecnológicos passaram a integrar o cotidiano das pessoas, não só pra lhes facilitar o acesso à informação, ao lazer, à cultura, mas também aumentando a exposição à nova criminalidade especializada. Nesse contexto, surge a necessidade dos operadores do Direito se atualizarem, a fim de acompanharem a evolução jurídica nos casos em que atuam, seja em âmbito civil, consumerista ou criminal, por exemplo”. 

O curso vai abordar vários temas em sua programação, entre os quais,  Ambiente Real x Ambiente Virtual; Direito e Tecnologia da Informação; Conceituação de Crimes Cibernéticos; Classificação de Crimes Cibernéticos; Sujeito Passivo e Sujeito Ativo - Crackers, phreakers, cyberpunks, internals e outros; Lugar do Crime - Teoria da Ubiquidade; Aspectos Legais e tipos penais existentes; Entendimento do STF e STJ; Tipos penais e estudos de casos - crimes contra a honra, ameaças, extorsões, pornografia infanto-juvenil, fraudes, clonagem de cartões, crimes contra a administração pública, crimes contra a propriedade imaterial;

O curso vai tratar ainda de temas como Crimes Cibernéticos e aspectos processuais - da notícia-crime ao processo – aspectos práticos; Preservação da prova - a vítima, a polícia, validade; Como rastrear os crimes cibernéticos – provedores, IP, log, ferramentas (whois, ip route); Medidas cautelares telemáticas (cadastros, interceptação das comunicações em sistemas de informática, interceptação telefônica, etc) e perícias. 

 

 Serviço: Curso “Direito Digital: Crimes Cibernéticos - Teoria e Prática, segundo a ótica da defesa”, que será realizado no período de 25 a 27 de fevereiro, no horário das 09 às 18:00h, no auditório do prédio-sede da Defensoria Pública do Estado do Pará.

  

Texto: Gilla Aguiar e Marília Araújo.

 

 

Compartilhar:

Aguarde, carregando...