A Defensoria Pública de Abatetetuba promoverá no dia 11 de março o 1º Seminário de Combate e Prevenção as Drogas, na sede da instituição no município. O Defensor Público Geral, Luis Carlos Portela, fará a abertura do evento, que pretende debater a problemática do abuso de drogas que vem causando sérios danos à população em geral.


O objetivo deste primeiro seminário é criar mecanismos para construção do Pacto Municipal de Combate às Drogas, com a criação do Conselho Municipal Antidrogas, a unificação do trabalho da rede de atendimento ao usuário de drogas e ainda o compartilhamento dos trabalhos que já estão sendo desenvolvidos em Abaetetuba, voltados aos dependentes químicos.


O evento acontecerá durante todo o dia 11. Começará com o credenciamento às 8 horas e, a primeira palestra, às 9h30, será ministrada pela Secretária de Assistência Social de Paragominas, Dyjane Chaves Amaral, sobre “A Implementação do Pacto Municipal de Combate as Drogas: Uma Experiência no Município de Paragominas”. O Defensor Público Caio Fávero Ferreira será o debatedor.


Já a segunda palestra acontecerá às 10h40 e terá como tema “Conselho e Controle Social: Papel e Importância na Sociedade”, ministrada pelo Assistente Social, Professor Associado da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutor em Sociologia, Carlos Alberto Batista Maciel. A promotora de Justiça Regina Taveira conduzirá os debates da palestra.


A programação da tarde coloca em discussão a temática “Experiências em Debate: Perspectivas e Dificuldades das Comunidades Terapêuticas de Abaetetuba”, com palestra do Juiz de Direito Titular da 2ª Vara Cível e Diretor do Fórum da Comarca de Abaetetuba, Carlos Márcio de Melo Queiroz. Às 15 horas, uma mesa redonda com mediadores e profissionais da área da justiça vai discutir “A Implementação de Políticas Públicas Voltadas aos usuários de drogas: o trabalho em rede” e, às 16 horas, o tema será “O Atendimento ao usuário de drogas: dificuldades e perspectivas”. A programação será encerrada após os debates em uma grande plenária, que deve iniciar às 16h40.


O seminário é uma realização da Defensoria Pública de Abaetetuba, com apoio da Câmara Municipal local, Escola Superior da Defensoria Pública, Conselho Estadual sobre Drogas (CONED) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Abaetetuba.

 


Texto: Roberta Gelak 

 

Compartilhar:

Aguarde, carregando...