DSC_0037.jpgA Defensoria Pública de Abatetetuba, com apoio da Câmara, Escola Superior da Defensoria Pública, Conselho Estadual sobre Drogas (CONED) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Abaetetuba, realizou nesta terça-feira, 11 de março o 1º Seminário de Combate e Prevenção às Drogas, na sede da instituição no município. O evento debateu a problemática do abuso de drogas que vem causando sérios danos à população em geral.

O Subdefensor Público Geral, Adalberto da Mota Souto, fez a abertura do evento. “É notório afirmar que, apesar da existência de políticas públicas voltadas a esta temática, ainda é insuficiente o trabalho de prevenção e combate às drogas” ressaltou.

 

Participaram da abertura do seminário, além do Subdefensor Geral; o Vice-prefeito do Município de Abaetetuba, Iraci Ribeiro dos Santos Júnior; a Promotora de Justiça e Coordenadora do Ministério Público, Regina Taveira; o Coordenador da Defensoria Pública da Regional do Tocantins, Defensor Caio Fávero Ferreira; o vereador Cláudio Rodrigues e o Major Vasconcelos, vice-presidente do Conselho Estadual sobre Drogas.

 

DSC_0032.jpgEste primeiro seminário de combate e prevenção às drogas vai subsidiar a criação de um Pacto Municipal, no qual cada instituição e cada cidadão poderão auxiliar na construção desse processo.

 

Para o Coordenador da Defensoria na Regional do Tocantins, Caio Fávero, o evento tem como objetivo difundir o pacto municipal antidrogas, por isso a elaboração do seminário para chamar os participantes da sociedade civil organizada e o restante da sociedade de Abaetetuba para dar início ao pacto. “Nós, da Defensoria, estamos com uma expectativa muito boa para que as pessoas tenham um aproveitamento com as palestras, com as mesas e que esse debate aprofunde o tema do pacto”, disse.

 

A primeira palestra foi ministrada pelo representante da Secretaria de Assistência Social de Paragominas, Alexandro Rolon, sobre “A Implementação do Pacto Municipal de Combate as Drogas: Uma Experiência no Município de Paragominas”. O Defensor Público Caio Fávero Ferreira foi o debatedor.

 

DSC_0031.jpgJá a segunda palestra teve como tema “Conselho e Controle Social: Papel e Importância na Sociedade”, ministrada pelo Assistente Social, Professor Associado da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutor em Sociologia, Carlos Alberto Batista Maciel. A promotora de Justiça Regina Taveira conduziu os debates.

 

Também houve discussão em torno da temática “Experiências em Debate: Perspectivas e Dificuldades das Comunidades Terapêuticas de Abaetetuba”, com palestra do Juiz de Direito Titular da 2ª Vara Cível e Diretor do Fórum da Comarca de Abaetetuba, Carlos Márcio de Melo Queiroz. E uma mesa redonda com mediadores e profissionais da área da justiça discutiram “A Implementação de Políticas Públicas Voltadas aos usuários de drogas: o trabalho em rede”. Outro tema discutido foi “O Atendimento ao usuário de drogas: dificuldades e perspectivas”.

 


Texto e fotos: Thaiana Amorim

 

Compartilhar:

Aguarde, carregando...