Os Defensores Públicos Johny Giffoni, Marco Aurélio Gutteres e Corina Pissato participaram de visita técnica e inspeção na Penitenciária de Paragominas, juntamente com a representante do Ministério Público, Promotora Marcela Castelo Branco, o juiz local, Daniel Girão, e representantes de outras entidades como OAB-PA.

 

A visita foi feita com o objetivo de acompanhar se houve melhorias ou não na unidade, uma vez que Defensoria e Ministério Público ingressaram em 10 de dezembro de 2013 com Ação Inominada para aplicação do Artigo 66 da Lei de Execuções Penais, postulando a interdição do bloco anexo (containers), bem como fosse determinado ao Estado que fornecesse aos detentos tratamento médico, materiais de higiene, limpeza, água, medicamentos, colchões, redes e outros insumos necessários.

 

A liminar foi deferida com base em relatório da Defensoria e do Ministério Público, que alegaram na ação que este bloco conhecido por container não tinha condições de abrigar os detentos. Na época da interdição, o relatório mostrou que “os internos são comportados em dois blocos. O bloco central, contendo sete celas, sendo cinco com capacidade para comportar 12 internos e duas com capacidade para nove”. Mas as celas estavam bastante danificadas, pois os internos retiraram os vergalhões das estruturas das paredes e camas para confeccionarem armas artesanais conhecidas como estoques.

 

Já no bloco anexo existem dois blocos de celas, o A e o B, e cada um contém seis celas com dois lados.  “A” e “B”, totalizam 24 celas. Mas essas celas containers, feitas em latão, com interior revestido em madeira e isopor, têm capacidade para quatro internos por lado. Foi identificado, na ocasião, que estas celas estavam bastante comprometidas, sobretudo em função das condições climáticas, já que a ação da chuva e do sol fez com que a ferrugem avançasse sobre toda sua estrutura.

 

Antes da interdição, o presídio de Paragominas estava com 384 presos, mesmo com capacidade apenas para 214. A interdição parcial objetivou a desativação do Anexo denominado container, construído de latão e isopor.

 

 Texto: Letícia Sarges

Compartilhar:

Aguarde, carregando...