No ano da COP30 que será realizada em Belém, a Defensoria Pública do Estado do Pará, enquanto Instituição vocacionada à proteção dos direitos dos mais vulneráveis e considerando sua presença capilarizada na capital e no interior, reconhece a sua importância nos debates relativos às questões ambientais e climáticas, sobretudo por estar encrustada no coração da Amazonia. Ela desempenha papel fundamental na promoção de justiça social e ambiental, contribuindo para uma atuação mais efetiva e colaborativa na luta contra as desigualdades e os impactos das mudanças climáticas. A promoção deste Seminário Internacional pela Defensoria Pública do Pará é fundamental para congregar as defensorias brasileiras e da América do Sul, no sentido de fortalecer a atuação na defesa dos direitos humanos e ambientais e reforçar a importância de uma atuação colaborativa sul-americana, contribuindo para a justiça social e climática diante dos desafios regionais e globais.
O Seminário Internacional traz as experiências e contribuições das Defensorias da América do Sul, em especial a do Pará. Apresenta a posição do Superior Tribunal de Justiça sobre as questões do clima e meio ambiente no Brasil, traz a participação de representante do Ministério do Meio Ambiente do Chile, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, através do INCRA e da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente da AGU, além da participação de renomados pesquisadores, incluindo a academia no debate climático. A sociedade civil está representada pela Ouvidoria Externa da Defensoria Pública.
O seminário impacta positivamente na vida dos assistidos e assistidas das Defensorias Públicas do Brasil e da América do Sul ao fortalecer a atuação da Instituição na defesa de seus direitos diante dos efeitos das mudanças climáticas e desastres ambientais, já que estas populações são as mais atingidas. Assim, a instituição fica mais preparada para oferecer apoio, orientação e proteção aos mais vulneráveis, contribuindo para reduzir os impactos negativos e promover justiça social em face das crises ambientais.
Auditório João Batista Assembleia Legislativa do Estado do Pará Rua do Aveiro, Praça Dom Pedro II, n.º 130 - Cidade Velha, Belém–PA, CEP: 66020-240