dpe zero.jpeg

A Defensoria Pública do Pará, por meio do Núcleo Regional do Carajás, promoveu, nesta quinta-feira (25), uma ação de cidadania na casa de acolhimento “Lar São Vicente de Paulo” - que abriga idosos em situação de extrema vulnerabilidade social - em Marabá, no sudeste paraense. A iniciativa contou com a parceria da Universidade da Amazônia (Unama) e a Polícia Civil do Pará (PCPA)

A iniciativa teve como objetivo dar celeridade às demandas de regularização de documentos, a fim de garantir que os idosos que vivem no local tenham o direito de receber benefícios sociais. A ação ofertou serviços gratuitos de emissão de documentos e orientação jurídica.

“No final do ano passado, realizamos amplo atendimento jurídico em favor desses idosos e identificamos demandas específicas, como por exemplo a necessidade de regularização dos documentos de identidade. O documento, hoje em dia, é fundamental para que estes idosos possam receber benefícios sociais a que fazem jus”, cita o coordenador do Núcleo Regional do Carajás, defensor público José Erickson.

A casa de acolhimento é uma entidade da sociedade civil de direito privado e caráter filantrópico, que tem como finalidade o acolhimento institucional de longa permanência para pessoas idosas oriundas do município de Marabá.

Para a assistente social do Lar São Vicente, Yulli Mesquita, a ação desenvolvida foi de grande relevância para as pessoas que moram no local. “Os idosos que residem aqui já vieram em situação de risco e grande vulnerabilidade social. Os nossos residentes têm dificuldade de locomoção, pois muitos são deficientes físicos. Então, uma ação como esta que a Defensoria promoveu é essencial para facilitar o acesso aos serviços de saúde, benefícios sociais, além da participação em atividades culturais”, destaca. 

“Iniciativa como esta contribui significativamente para assegurar a dignidade e o bem estar dos nossos residentes, promovendo a inclusão e a cidadania plena deles, isto é um exemplo concreto de como as ações do poder público podem fazer a diferença na vida das pessoas mais vulneráveis”, conclui a assistente social. 

Serviço:

A Defensoria Pública do Estado de Marabá fica localizada na Rodovia BR 230, KM 1, s/n, bairro Amapá. Para solicitar informações e obter atendimento, basta entrar em contato pelo número (94) 98112-6159 ou pelo e-mail meinformadefensoriamaraba@gmail.com. 

Sobre a Defensoria Pública do Pará

A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.

Texto: Beatriz Moraes (estagiária de jornalismo, sob orientação de Kamila Murakami)
Compartilhar:

Aguarde, carregando...