A Defensoria Pública do Estado, em São Geraldo do Araguaia, realizou no dia 10 de junho, cerca de 30 exames de DNA para cidadãos carentes do município. Os exames foram cedidos pela Secretaria de Saúde do Município após solicitação com a DPE.
Os atendimentos, marcados previamente, referem-se às demandas com ação judicial e/ou acordo extrajudicial, visando efetividade no procedimento da Defensoria Pública. As notificações foram enviadas aos pais que residem em Parauapebas, São Domingos, Marabá, Brejo Grande e Piçarra, pelo defensor público Rogerio Siqueira. Após o procedimento, as partes irão celebrar acordo de pensão alimentícia.
O juiz titular da região, Antonio José dos Santos, que atuou na ação, ressaltou que é de grande importância a iniciativa da Defensoria Pública. “Muitos assistidos não tem condições de pagar o exame de DNA, que custa aproximadamente R$200”, explicou.
Os atendimentos ocorreram na sede do fórum de São Geraldo do Araguaia/PA e em breve, será implantado nas cidades de Piçarra e Santana do Araguaia.