A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado, promoveu hoje, 31 de maio, a capacitação dos servidores que atuarão na "Semana Nacional da Conciliação Sistêmica", que ocorrerá nos dias 7 e 8 de junho.

O objetivo é, de forma conciliadora, atender cerca de 45 casais que buscam o divórcio. “A Semana da Conciliação Sistêmica está inserida nas programações da Semana Estadual da Conciliação do Tribunal de Justiça do Estado, e representa o início da retomada dos trabalhos realizados pela comissão sistêmica da Defensoria Pública em parceria com o Tribunal de Justiça e com o Ministério Público, que tiveram suas atividades suspensas em decorrência das limitações da pandemia”, explicou a defensora pública e diretora metropolitana, Luciana Filizzola.

Os atendimentos concentrados ocorrerão no prédio da Defensoria Pública, e esse tipo de ação promove educação em direitos, por meio de palestras, minimiza os processos judicializados, dando celeridade e efetividade, além de diminuir os gastos do Estado com esse tipo de processo.

Essa prática é usada com o objetivo de empoderar os assistidos na condução de situações que os incomodam em suas vidas e que culminariam no ajuizamento de uma ação, encontrando soluções pré processuais, por intermédio de um diálogo consciente e responsável, que resultará na conciliação, minimizando o índice de retorno por descumprimento, já que os próprios assistidos encontraram a resposta para a questão.

Outro foco na capacitação dos servidores e estagiários foi despertar a escuta ativa, para que os atendimentos sejam feitos de forma mais humana, ouvindo e entendendo, sem julgamentos, os assistidos que procuram os serviços da DPE, atuando como conciliadores.

“O grande diferencial do evento está na condução sistêmica, desde o acolhimento do assistido até o encerramento do atendimento, alinhando as leis sistêmicas à atuação de toda a equipe. Para isso, trabalhamos a capacitação de todos os representantes da Defensoria que estarão presentes no dia, a fim de que estejam aptos a oferecer aos assistidos um trabalho eficiente, acolhedor, e, principalmente eficaz, assegurando a confiabilidade na Instituição e contribuindo para a desjudicialização e a paz social” disse a defensora e coordenadora do Núcleo das Instituições de Ensino Superior (NIES), Verena Barros. 

O evento é em parceria com o Ministério Público do Estado e Tribunal de Justiça. 

Compartilhar:

Aguarde, carregando...