O Diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Pará (ESDPA), Antônio Cardoso, foi eleito presidente da Comissão Especializada em Escolas Superiores e Centros de Estudos das Defensorias Públicas do Brasil.

 

A primeira reunião da comissão aconteceu no último dia 13 de março, na sede da Defensoria Pública de Pernambuco. O encontro contou com a participação de representantes dos Estados do Pará, Minas Gerais, Piauí, Ceará, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco.

 

Uma das primeiras ações do Defensor Antônio Cardoso foi solicitar a criação de um Regimento Interno da Comissão das Escolas Superiores. O objetivo, segundo ele, é estreitar os trabalhos, bem como, delimitar prazos, temas, e principalmente trocar informações para que todas as entidades obtenham uma evolução única.

 

O encontro serviu para a troca de experiências e intercâmbio. Todos os Defensores Públicos informaram sobre o modelo adotado em seus Estados. A Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Piauí (ESDEPI), Sarah Vieira Miranda, comentou sobre a necessidade de se trabalhar pela dotação orçamentária de Escola e Centro de Estudos. No Piauí já foi licitado a contratação de palestrantes, bem como capacitação dos defensores, estagiários, teste para contratação de temporários, comissão para a realização do concurso público.

 

Já na Defensoria Pública da Bahia, de acordo com o Diretor da Escola Superior (ESDEP), Daniel Nicory do Prado, o modelo como escola foi indicação do Defensor Geral sem chancela do Conselho, o custeio e a fonte não são diretamente ligados ao gabinete da instituição. Ele informou que há também verba do governo e tesouro nacional.

 

Antônio Cardoso explicou que a Escola Superior da Defensoria do Pará possui espaço virtual que pode ser acessado no www.esdpa.com.br e um orçamento próprio, Fundo de Modernização da Defensoria, de acordo com a nova legislação aprovada no Estado.

 

 

Na oportunidade, a diretoria da comissão foi eleita, indicando para vice-presidente, Daniel Nicory do Prado (BA) e secretária geral, Sarah Vieira Miranda (PI). Além de presidente da Comissão, Antônio Cardoso foi eleito relator do Regimento Interno. A próxima reunião será no dia 24 de abril, às 14 horas, em Fortaleza, no Ceará.

 

Texto: ASCOM Defensoria

Compartilhar:

Aguarde, carregando...